quarta-feira, 22 de maio de 2013

BARRA DO CHOÇA: Festa de Pentecostes Atrai Centenas de Fieis

Foi celebrado no dia 19 de Maio em comunhão com toda a Igreja Católica do mundo a solenidade de Pentecostes!

Pentecostes é uma celebração muito importante do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa.

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa “quinquagésimo dia”.

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinquenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

Quem é o Espírito Santo?

O Espírito que procede do Pai e do Filho: “quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho…” (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu com poder sobre os Apóstolos; teve assim início a missão da Igreja no mundo. O próprio Jesus tinha preparado os Onze para esta missão aparecendo-lhes várias vezes depois da sua ressurreição (cf. At 1, 3). Antes da ascensão ao Céu, ordenou que “não se afastassem de Jerusalém, mas que aguardassem que se cumprisse a promessa do Pai” (cf. At 1, 4-5); isto é, pediu que permanecessem juntos para se prepararem para receber o dom do Espírito Santo. E eles reuniram-se em oração com Maria no Cenáculo à espera do acontecimento prometido (cf. At 1,14).

Permanecer juntos foi a condição exigida por Jesus para receber o dom do Espírito Santo; pressuposto da sua concórdia foi uma oração prolongada. Desta forma, encontramos delineada uma formidável lição para cada comunidade cristã. Por vezes pensa-se que a eficiência missionária dependa principalmente de uma programação atenta e da sucessiva inteligente realização mediante um empenho concreto.

Sem dúvida, o Senhor pede a nossa colaboração, mas antes de qualquer resposta nossa é necessária a sua iniciativa: é o seu Espírito o verdadeiro protagonista da Igreja. As raízes do nosso ser e do nosso agir estão no silêncio sábio e providente de Deus.

São Lucas quer representar o Pentecostes como um novo Sinai, como a festa do novo Pacto, na qual a Aliança com Israel se alarga a todos os povos da Terra. A Igreja é católica e missionária desde a sua origem. A universalidade da salvação é significativamente evidenciada pelo elenco das numerosas etnias a que pertencem todos os que ouvem o primeiro anúncio dos Apóstolos (cf. At 2, 9-11)

No Pentecostes o Espírito, com o dom das línguas, mostra que a sua presença une e transforma a confusão em comunhão. O orgulho e o egoísmo do homem geram sempre divisões, erguem muros de indiferença, de ódio e de violência.

O Espírito Santo, ao contrário, torna os corações capazes de compreender as línguas de todos, porque restabelece a ponte da comunicação autêntica entre a Terra e o Céu. O Espírito Santo é Amor.

É este o mistério do Pentecostes: o Espírito Santo ilumina o espírito humano e, revelando Cristo crucificado e ressuscitado, indica o caminho para se tornar mais semelhantes a Ele, isto é, ser “expressão e instrumento do amor que d’Ele promana” (Deus Caritas Est 33).

Reunida com Maria, como na sua origem, a Igreja hoje reza: “Veni Sancte Spiritus! Vem, Espírito Santo, enche os corações dos teus fiéis e acende neles o fogo do teu amor!”.

No sábado (18) foi celebrada a vigília de Pentecostes celebrada pelo Padre Alexandre, onde ele ressaltou a importância de estarmos sempre pedindo a presença do Espírito Santo para que seja pra nós sempre auxiliador.

No domingo, aconteceu um momento muito bonito em nossa Paróquia, onde estávamos todos reunidos da mesma forma que os apóstolos estiveram em Jerusalém à espera do Espírito Santo, todos os grupos, pastorais, comunidades rurais e urbanas no Cenáculo Mariano, riquíssimo em Unção e Graça para nós fiéis aos ensinamentos de Cristo por sua palavra na escritura e na tradição apostólica.

Que foi justamente a partir dali, daquele dia em que o Espírito Santo desceu do céu, que se iniciou a missão da Igreja Apostólica e logicamente Católica, pois o Santo Espírito já deu o significado deste termo (católica = universal) e os discípulos falaram em todas as línguas para todos os estrangeiros que estavam em Jerusalém, muitos se converteram naquele dia por ouvir as maravilhas da Boa-Nova sendo ditas, faladas, transmitidas oralmente, pelos apóstolos.

Eles estavam já cumprindo a ordem de Cristo de levar o Evangelho a todos os povos, e este pedido foi feito por Cristo aos seus apóstolos. A Igreja Católica segue a sucessão apostólica até hoje e somente ela é original apostólica e católica, pois já que com o Espírito Santo está desde aquele dia até hoje, são 2013 anos Viva, sendo muitas vezes perseguida, caluniada, difamada por tantos que não buscam a Verdade do Espírito, mas continua Firme, Forte, Fiel, Anunciadora do Evangelho de Jesus Cristo, Santa e sem Mancha, já que a Igreja é corpo de Cristo e Cristo é sem pecado.

Infelizmente muitos homens erraram, mas foram homens e nós ainda somente buscamos, mas ainda não temos a perfeição, e Graças ao Poder do Espírito Santo que é apenas um e não se contradiz ela se faz ativa e viva até hoje, e o Próprio Jesus nos garante que assim será pra sempre, pois nem mesmo as portas do Inferno podem contra a Igreja dEle. E nós Cremos nas promessas e nas garantias de Jesus Cristo, pois ele também não se contradiz e não pregou a toa que devemos ser um só povo, num só Espírito, num só Batismo, e num só rebanho com um só Pastor, seguimos a risca o que nos pede o Senhor, ora somos católicos.

No cenáculo tivemos uma belíssima apresentação fictícia com base bíblica em Atos dos Apóstolos, onde os jovens de nossa paróquia encenaram a descida do Espírito de Deus sobre os apóstolos e a Virgem Maria, com muita emoção e sabedoria.

O seminarista William fez uma bela palestra falando da entrega total de Maria ao projeto de Deus sendo ela para nós Um Modelo Perfeito de Fé, tema do cenáculo deste ano, ela foi quem primeiro acreditou no plano de Deus em nos redimir com Ele através do Seu Filho Jesus que poderia vir de qualquer outra forma para o nosso meio, no entanto Deus preferiu o seio virginal de Nossa Senhora, ela como o próprio Deus disse através da mensagem que mandou pelo anjo Gabriel, é Cheia de Graça, e nós como foi dito por ela somos uma geração que a chama de bem-aventurada, pois é isso que Nossa Senhora é.

Tivemos também uma caminhada por algumas ruas de Barra do Choça com a oração do Santo Terço rezado pelas Cúrias de nossa Paróquia e pelos fieis. Mesmo com a chuva não teve quem se desanimasse, pois o animo, é o Espírito e já estávamos cheios dele não havia como uma chuva que é a graça de Deus mandada do céu pra nós, ter nos impedido de acatar o pedido de Nossa Senhora de Fátima em rezar o santo Rosário.

A paróquia ainda disponibilizou um delicioso lanche no fim da tarde para seus fieis que estavam na Matriz desde a 1:00 hora da tarde.

E por fim o grande mistério da Eucaristia celebrado na Santa Missa, com a visita do reverendíssimo Padre Marino nos fazendo refletir bastante na homilia sobre a maravilhosa dádiva prometida por Cristo e mandada por Deus para nós que é o Santo Espírito, enfim palavras não existem para expressar o que nossa paróquia viveu neste fim de semana, como disse Padre Alexandre nossa paróquia não para, e constante em suas ações na evangelização. Muito ainda estar por vir! Amém?

Confira em nossa galeria as fotos da vigília de pentecostes e do cenáculo mariano.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...