Mesmo com a cidade não realizando Carnaval, a Prefeitura de Itabuna se engaja nas ações de prevenção à AIDS do Ministério da Saúde que está desenvolvendo a campanha nacional “Eu me previno, eu me testo, eu brinco o Carnaval #Partiuteste”. Por meio da Coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que Itabuna hoje é referência no tratamento de AIDS para 22 municípios da região Sul da Bahia.
Além de servir de exemplo a outros municípios nas diversas campanhas de prevenção realizadas ao longo do ano, com realização de palestras e distribuição de preservativos em todas as unidades de saúde, ano passado a Coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais realizou 30 campanhas de teste rápido intituladas pelo Ministério da Saúde como “Fique Sabendo” quando foram testadas cerca de duas mil pessoas no município.
A Secretaria da Saúde faz testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Até 2012, a testagem era realizada apenas no Centro de Referência em DST/AIDS e Hepatites Virais. A partir de 2013, com a capacitação de outros profissionais, esse serviço passou a ser oferecido à população em mais oito unidades básicas de saúde.
Segundo dados da Coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, nos últimos 10 anos o número de jovens entre 15 e 24 anos portadores do vírus HIV cresceu 32%. A cada ano 39 mil novos casos são detectados no Brasil. Além dos novos casos outras milhares de pessoas são portadoras do vírus e não sabem. Visando alertar a população sobre a importância de realizar o teste de HIV, o Ministério da Saúde lançou a campanha para o carnaval 2015:
A campanha tem como objetivo estimular o uso do preservativo como meio de proteção e a realização do teste rápido não apenas durante o carnaval, mas em qualquer época do ano. É importante alertar a população sobre a importância do uso do preservativo, principalmente em uma época como o carnaval em que as pessoas se envolvem em situações de grande vulnerabilidade à transmissão do HIV e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário