Na última terça-feira, 21 de janeiro, ocorreu a primeira reunião do Conselho Econômico Pastoral Paroquial da Paróquia Senhor do Bonfim e Santo Antônio em sua nova formação.
O Conselho Econômico Paroquial (CEP) é nomeado pelo Pároco, para ajudá-lo na administração dos bens da Paróquia, de acordo com o que prescrevem os Cânones 537, 1281 a 1289 do Código de Direito Canônico. O CEP deve se empenhar para que a paróquia tenha os recursos que possam garantir o sustento digno dos ministros ordenados; pagar o salário condigno dos funcionários; dar suporte financeiro ao trabalho pastoral da Paróquia, bem como à formação de pessoal e encontros pessoais; prover de tudo aquilo que é necessário para o culto divino e adquirir material indispensável para a ação pastoral e para o bom funcionamento da Paróquia; contribuir para a manutenção da Diocese, inclusive do Seminário Diocesano, de acordo com o que estiver estabelecido; zelar pelo patrimônio da Paróquia e sua adequada administração e conservação; zelar pela necessária transparência na administração dos bens da Igreja na Paróquia e em cada uma das suas comunidades; deve se empenhar vivamente para que, em cada Paróquia, o dízimo esteja implantado e funcione de acordo com as orientações da Diocese.
De fato, para que a paróquia realize sua missão evangelizadora, através do anúncio da Palavra, da celebração dos sacramentos e da prática da caridade, precisa, naturalmente, de alguns meios materiais, cabendo, então, ao Conselho Econômico administrá-los ao serviço do plano pastoral.
COMPOSIÇÃO:
Pe. Paulo Raimundo dos Santos; – Pároco; Arlan dos Santos Correia – Comunidades Rurais; Alba Celeste de ALmeida Santos – Comunidades Urbanas; Regina Dantas de Carvalho, Abilio José Dias de Oliveira Neto, João Moreira de Oliveira e Simone da Silva Oliveira – pastorais e movimentos e Ciro Moreira Prado Júnior –Funcionários;
COMPETE:
Sua missão é cuidar da vida da paróquia nos seus aspectos administrativos, econômicos e materiais, para que realmente estejam a serviço da evangelização. O CEP deve trabalhar em harmonia com o CPP.
É composto pelo pároco, seu presidente nato, e outros membros que devem ser pessoas com capacitação específica na área.
Fazer a previsão orçamentaria da paróquia;
Acompanhar o uso compartilhado dos recursos necessários às atividades evangelizadoras;
Refletir sobre a viabilidade das propostas de melhorias;
Adquirir bens móveis e imóveis necessários;
Acompanhar as receitas e despesas;
Zelar pelo uso adequado e transparente dos bens;
Sugerir mecanismos de proteção e conservação do patrimônio da comunidade.
ORAÇÃO DO(a) CONSELHEIRO(a):
Trindade Santa, Fonte de Vida, com humildade e gratidão acolhemos o ministério de Conselheiro(a). Dá-nos a sabedoria necessária para exercer, com responsabilidade e dedicação, a função de animar, articular e coordenar a vida de nossa Comunidade.
Dá-nos discernimento e sabedoria para identificar o que é melhor para a nossa Igreja, para que seja profética e servidora da humanidade. Em tuas mãos, Trindade Santa, colocamos nossas limitações, anseio e ideais. Maria, modelo de discípulas, ajudai-nos a viver como irmãos, na fidelidade a Jesus e ao seu Evangelho, amém!(Ascom Paróquia Senhor do Bomfim)
Nenhum comentário:
Postar um comentário