quinta-feira, 10 de abril de 2014

Pílulas da beleza repõem nutrientes, melhoram saúde e previnem doenças

Pílulas prometem promover um Beleza minimizando Pílulas prometem promover a beleza minimizando
carências e trazendo saúde (Foto: Getty Images)

Hoje em dia não é fácil manter uma boa alimentação. As refeições inadequadas são parte do nosso cotidiano, fazendo com que o organismo tenha uma perda denutrientes importantes, o que reflete napele, nos cabelos e unhas.

Neste momento, entram em ação osNutricosméticos, também chamados deAliméticos. O objetivo principal éminimizar alguma carência específica, promovendo a “beleza” através da saúde. Eles podem ter em sua composiçãovitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos ou compostos bioativos de origem vegetal, estando isolados ou associados de acordo com a necessidade, aumentando o efeito quando necessário.

Conhecidos atualmente como as pílulas da beleza, eles seguem um conceito de trazê-la de dentro para fora. Legalmente, este termo é incorreto. A ANVISA classifica esta classe de suplementos como alimentos funcionais, substâncias bioativas, suplementos nutricionais ou fitoterápicos. A ingestão desta classe de suplementos pode estar sob a forma de cápsulas ou alimentos como balas, bebidas ou iogurtes.

Alguns benefícios dos Nutricosméticos:

- Melhoram a aparência das unhas e cabelos. Os Nutricosméticos com esta finalidade são compostos por ômega 3, óleo de semente de groselha negra, zinco, vitaminas do complexo B e cromo;
- Melhoram a aparência da pele, contribuindo com a firmeza e elasticidade, além de evitar o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas. Estas cápsulas são compostas por vitamina E, colágeno, selênio, vitamina C e A, zinco, potássio e extrato de semente de uva;
- Protegem a pele, produzem o pigmento do bronzeamento e combatem os radicais livres. A composição é feita por betacaroteno, licopeno, vitamina C e E;
- Melhoram o aspecto da celulite, ajudando na dilatação dos vasos, acelerando a renovação celular, diminuindo as reservas de gordura do corpo. A pílula é confeccionada com cafeína, teobromina, guaranina, cromo, cálcio, colágeno, zinco, vitamina A e C;
- Auxiliam na desintoxicação, melhorando o metabolismo, a sustentação da pele e tendo efeito energético. O “Alimético” deve conter chlorella, vitaminas do complexo B, chá verde, guaraná, laranja amarga ou citrus aurantium, colágeno e TCM – triglicerídeos da cadeia média;

Os Nutricosméticos não têm contra-indicações, pois são considerados suplementos nutricionais. No entanto, uma alimentação saudável é fundamental para ter uma boa saúde. As “cápsulas da beleza” devem entrar apenas como um complemento das refeições.
Frutas e legumes têm substâncias consideradas
nutracêuticas e visam saúde (Foto: Getty Images)

Já os Nutracêuticos são alimentos, nutrientes ou compostos bioativos isolados que atuam na prevenção ou tratamentode doenças. São as fibras alimentares, ácidos graxos poli-insaturados, minerais, vitaminas, compostos bioativos, entre outros. Eles têm o único objetivo de prevenir doenças, promovendo a saúde e não a beleza. Também podem ser encontrados na forma de cápsulas, shakes, soluções, etc.

Substâncias consideradas Nutracêuticas:

- Antocianinas: Encontradas em frutas, principalmente aquelas de cor vermelha escura e roxa. Atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.
- Catequinas: Presentes no chá verde e no chá preto. Exercem atividade antioxidante e atuam na inibição da formação de ateromas, placas de gordura que se depositam nos vasos sanguíneos. Previnem também alguns tipos de câncer.
- Tanino: Encontrada no caju, soja, maçã e uva. É antioxidante, vasoconstrictor eantisséptico.
- Resveratrol: Presente na casca de uva e no vinho tinto. Colabora para a redução dosriscos de doenças cardiovasculares e na inibição da formação de carcinógenos, coágulos e inflamações.
- Betaglucana: Encontrada na aveia e na cevada. Atua no controle da glicemia e docolesterol sérico.
- Isotiocianatos e Indol: Presentes no brócolis, repolho, agrião e mostarda. Colabora para oaumento da atividade de enzimas protetoras contra o câncer.
- Licopeno: Está no tomate, goiaba e melancia. Possui atividade antioxidante, atua na redução do risco de doenças cardiovasculares e na proteção contra o câncer.
- Probióticos: Encontrados nos leites fermentados e nos iogurtes. Melhora a saúde intestinal e reduz o risco de câncer de intestino.
- Prebióticos: Está na cebola, banana e batata yacon. Melhora a saúde intestinal e colabora para o controle do colesterol.

A dose recomendada para o uso de um Nutracêutico é individual. Como eles são utilizados de forma isolada, ou seja, fora dos alimentos, as doses são sempre maiores. Porém doses excessivas e sem orientação podem causar efeitos nocivos à saúde.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...