O convênio permitirá a construção de uma indústria de moagem e torrefação do café que irá agregar valor e melhorar a qualidade final do produto; foto ilustrativa
A Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), firmaram convênio no valor de 770 mil reais para a construção da unidade de torrefação e compra de um caminhão baú, que fará o transporte da produção cafeeira.
O convênio permitirá a construção de uma indústria de moagem e torrefação do café, que além de agregar valor e melhorar a qualidade final do produto, vai contribuir com a redução dos gastos dos pequenos produtores. Desse modo o trabalho que antes era feito via atravessadores de outras cidades da região, agora será realizado em Barra do Choça, diminuindo em média 20% do custo para os cafeicultores.
A iniciativa da Cooperbac em parceria com o Governo do Estado visa beneficiar pequenos cafeicultores; foto: Joahra Silva e Gedeon Pires
Com a ausência de uma indústria deste porte, cada cafeicultor terceiriza a torrefação de parte da produção. Para torrar e embalar aproximadamente cem sacas de café, o pequeno produtor desembolsa em média, três mil reais não incluindo o valor do frete, necessário para transportar a carga até Vitória da Conquista, onde é feita a maioria da torrefação.
Com seis anos de existência, a Cooperbac conta hoje com 149 produtores cooperados, que produzem em média oito mil sacas de café anualmente. A Administração Municipal ajudou na articulação e viabilidade do projeto, via governo do estado. Além disso, a prefeitura de Barra do Choça, fez a doação do terreno no Centro Industrial, onde será construída a indústria. “A gestão do Prefeito Oberdam, tem como princípio apoiar o associativismo e cooperativismo e graças à Deus, a Cooperbac tem feito ao longo dos anos um ótimo trabalho, que tem dados resultados positivos”, afirmou o secretário municipal de agricultura Eric Fabiano.
Eric Fabiano: “A gestão do Prefeito Oberdam, tem como princípio apoiar o associativismo e cooperativismo e graças a Deus, a Cooperbac tem feito ao longo dos anos um ótimo trabalho, que tem dados resultados positivos”.
A diretora comercial da Cooperbac, Joara Silva, ressalta que parte do recurso já foi repassado para a Cooperativa e, em menos de cinquenta dias, as obras serão iniciadas. “Com a nova estrutura, teremos a capacidade de torrar mais ou menos mil sacas de café por mês. Nós da cooperativa, vamos poder pegar a produção de nossos cooperados e também de outros produtores, a depender da safra de cada ano”, disse Joara.
Para o diretor-presidente da Cooperbac, Gedeon Pires, essa agroindústria será modelo em toda a Bahia e além de facilitar a vida dos produtores, a qualidade do café produzido nas mais de sete mil fazendas do município, terá ainda mais qualidade “Através dessa agroindústria, vamos está ampliando negócios, gerando empregos e também conquistando novos mercados”, afirmou Gedeon.
Texto: Karine Carvalho – Fotos: Rosenilton Soares – ASCOM/PMBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário