Novos limites foram estabelecidos pelo Estado da Bahia para os municípios da Costa do Descobrimento, após um trabalho de atualização das divisas feito no ano passado pela Assembleia Legislativa (AL), governo baiano e IBGE. O trabalho de redefinição dos limites resultou na Lei 12.630 de 2013, já em vigor e que a reportagem do RADAR 64 teve acesso.
Todos os municípios da microrregião tiveram seus limites alterados, porém, Eunápolis teve o maior ganho, de acordo com as informações que foram repassadas pelo secretário de Meio Ambiente do município, Mauro Borges.
Houve alterações nos limites com todo os municípios circunvizinhos, porém, as mudanças mais significativas do território de Eunápolis ocorreram com a redefinição dos limites com Porto Seguro e Guaratinga. Com Porto Seguro, a linha divisória que era estabelecida no km 12 da BR-367, foi mudada para o km 15. Assim, a faculdade UnesulBahia passou a pertencer ao território eunapolitano.
A redefinição da divisa com Guaratinga deu a Eunápolis uma área correspondente a cerca de 15% do antigo território. A divisa que era estabelecida próximo ao Ponto Maneca foi remanejada para dentro da área do município vizinho, a partir do Córrego São Gonçalo, próximo à fazenda Olho d’Água, dai em linha reta até a nascente do Córrego Pau Ferro, daí até a foz do Córrego Itu, descendo até alcançar a nascente do Córrego Duas Barras.
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, a SEI e o IBGE já confeccionaram os novos mapas, que foram distribuídos aos municípios, entretanto, na nova carta geográfica não informa ainda a nova área territorial do município. Segundo o secretário Mauro Borges, o município de Eunápolis cresceu quase 30%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário