Nove famílias ficaram desabrigadas na manhã desta terça-feira (22) por
conta da forte chuva que atinge a cidade de Jaguaquara, localizada a
cerca de 336 km de Salvador. De acordo com informações de Geisa
Martineli, secretária municipal de Desenvolvimento Social, a chuva
atinge a cidade desde o sábado (22) e deixou 42 pessoas desabrigadas.
Ela informou que as casas atingidas ficam localizadas no bairro do
Casca, um dos mais atingidos. Entre os desabrigados estão crianças,
adultos e idosos. A água da chuva atingiu ainda, lojas e supermercados.
"Estamos alugando casas para as famílias que estão com as
residências correndo o risco de desabamento. Identificamos três famílias, que precisarão ir para outros locais. Tem muita gente que teve suas casas alagadas e foram para a casa de parentes. A cidade está em estado de alerta", afirmou. Ela disse ainda que na tarde desta terça-feira irá visitar outras localidades atingidas pela chuva, no intuito de identificar outras vítimas atingidas".
Água e lama invadiram casas. Algumas famílias foram transferidas para outras residências. (Foto: Blog Marcos Frahm)
Outras cidades
Uma chuva que durou cerca de três horas derrubou 20 casas e condenou outras 30 na cidade de Iaçu, no centro-norte da Bahia, no domingo (20). A prefeitura teve que decretar estado de calamidade pública.
O temporal jogou 15km da linha férrea em uma ribanceira e desabrigou a cerca de 100 pessoas, que foram realocadas em um ginásio do município, que também foi atingido pelas chuvas.
"Isso aqui começou umas sete horas [19h] e, quando foi umas dez [22h], já estava tudo alagado", relatou o jardineiro Mirailton Santos, que perdeu boa parte dos eletrodomésticos de casa. A enxurrada também arrancou o calçamento de ruas inteiras, danificou canteiros e chegou a arrastar um carro para um canal de drenagem.
Fortes chuvas foram registradas também em Itabuna, no sul da Bahia. Poucos minutos foram suficientes para alagar a principal avenida da cidade no domingo. Já em Vitória da Conquista, no sudoeste, apenas 10 minutos de chuva no fim da tarde desta segunda-feira (21) foi o bastante para alagar vários pontos da cidade.
Seca
Segundo a meteorologista Marinês Cardosdo, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), apesar do transtorno em algumas cidades, "a chuva chega em boa hora", devido à seca que assola parte da Bahia. São 259 cidades em situação de emergência por causa da estiagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário