domingo, 14 de fevereiro de 2016

Sociedade de Pediatria diz como proteger as crianças dos mosquitos


As crianças são mais vulneráveis a doenças como dengue, zika e chikungunya. Por isso, os cuidados na prevenção têm que ser redobrados com elas. A Sociedade Brasileira de Pediatria tem uma série de recomendações quanto à formas de evitar o mosquito e ao uso de repelentes. Entenda: 

Evitando os mosquitos 

- Proteção mecânica: utilize roupas com as mangas longas e calças compridas. As roupas finas não impedem as picadas, preferir tecidos de trama mais fechada e mais grossos. Evite roupas escuras (atraem mais insetos) e as roupas que ficam muito coladas ao corpo pois elas permitem a picada. O uso de perfumes pode atrair alguns insetos e deve ser evitado nas crianças. Algumas roupas já vem tratadas com substâncias repelentes (geralmente artigos esportivos como camisas para camping e pesca).

- Nos períodos do nascer e do pôr do sol as janelas devem ficar fechadas, o que reduz a entrada de muitos mosquitos. Os mosquitos como o Aedes atacam mais durante as primeiras horas da manhã e no final da tarde, mas podem picar à noite se houver suficiente luz artificial. São encontrados em locais abertos e possuem predileção pelo tornozelo, então a criança deve ser protegida quando está brincando fora de casa, com roupas que cubram esta parte do corpo. O uso do ar condicionado ajuda a manter os mosquitos afastados.

- Existem produtos que podem ser utilizados nas roupas como a permetrina 0,5% em spray (para ser aplicada APENAS nas roupas e telas de janelas e NÃO diretamente sobre a pele). Estes produtos estão disponíveis para humanos nos Estados Unidos (lojas para artigos de camping) e em lojas de produtos para animais.

- Instalação de telas e mosquiteiros. Eles podem ser tratados com a permetrina em spray ou alguns já estão disponíveis com a substância com ação repelente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...