Como guardar dinheiro todo mês? Anônimo
Olá anônimo. Estabelecer uma meta de reservar uma parcela de sua renda todo mês é muito bom e lhe trará muita tranquilidade, além de proporcionar a realização de sonhos. A primeira coisa a fazer quando se quer guardar dinheiro é definir quanto vai poupar a cada mês. E isso é possível através da realização de um diagnóstico para identificar para onde está indo toda sua renda.
Então anote durante 30 dias todos os gastos que você tem, no final, faça uma avaliação e identifique o que pode ser cortado. Assim você identificará que existem gastos que podem ser suprimidos e ai vai sobrar recursos para poupar. Depois é só definir quando vai reservar e criar a disciplina de fazer isso todo mês.
Qual a melhor forma de quitar as dívidas em 2016? Estou devendo o dobro do que ganho e não consigo pagar nem metade disso em cada mês. Ana Lima
Olá Ana. O processo de incidência de juros sobre juros é muito perverso e nos torna reféns da dívida. Cuidar desse processo com o foco de evitar o crescimento da dívida é a decisão mais acertada, contudo nem sempre isso acontece da forma que queremos.
O seu caso é bem delicado, com o seu perfil financeiro a tendência é a dívida só crescer se tornando impagável. A melhor alternativa pra você é a implementação de duas medidas urgente: a primeira é fazer um diagnóstico para identificar com o que está gastando cada centavo de sua renda e o que pode ser cortado.
A segunda é tentar uma negociação do débito de forma que a nova parcela caiba no seu orçamento, fazendo com que a dívida pare de crescer. Com isso, seu orçamento estará equilibrado e o compromisso financeiro se torna pagável. Claro que não é tão simples, mas com um pouco de disciplina e determinação, você consegue. Boa sorte.
Como devo me organizar para declarar IR? Alexandre Silva
Olá Alexandre Silva. A declaração do imposto de renda pessoa física é um ato obrigatório para determinadas faixas de renda. No último ano, estava obrigado a declarar o contribuinte que auferiu renda superior a R$ 26.816,55 no ano, além de outras regras.
Se organizar para declarar o imposto é muito importante, pois evita o esquecimento de algum dado relevante na declaração. Recomento que você reúna periodicamente os recibos e notas fiscais de despesas dedutíveis, principalmente os gastos com educação e saúde.
Assim, quando chegar à época da declaração, os documentos estarão todos bem organizados. Você pode também, fazer o pré-lançamento dos dados de sua declaração através de um novo sistema lançado pela Receita Federal. Mas para isso precisa possuir certificado digital.
Consulte as regras de preenchimento no Sítio da Receita Federal. Espero ter ajudado e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário