Nem sempre é fácil ser gentil com os outros, especialmente quando se está de mau humor ou preso com alguém irritante. Porém, se você se esforçar para fazer as coisas mais básicas – como sorrir, segurar portas ou perguntar aos outros como eles vão –, será possível criar um ambiente mais agradável para si e para todos que lhe rodeiam. Ser gentil não apenas fará com que os outros lhe respeitem ainda mais, como também deixará seu dia mais ensolarado! Se quiser saber como ser gentil com as pessoas, veja o Passo 1 para começar.
Parte 1 de 3: Sendo gentil com pessoas que você não conhece bem
1
Sorria. O simples ato de sorrir pode fazer com que você pareça – e se sinta – uma pessoa mais legal. Independentemente de você sorrir para estranhos ou conhecidos, isso encorajará uma resposta sorridente por parte dos outros. Muitas pessoas podem achar que você é frio ou pouco gentil por conta de sua personalidade mais tímida e menos disposta a distribuir sorrisos. Portanto, da próxima vez que você passar por alguém um pouquinho conhecido, ou por um completo estranho, crie o hábito de sorrir. O sorriso também lhe fará se sentir mais feliz, mesmo que seu humor não esteja muito bom. Portanto, essa é uma situação sem desvantagens.
2
Apresente-se perante novas pessoas. Se você estiver numa sala com alguém desconhecido e todos parecerem se conhecer, aproveite a oportunidade para se apresentar. Se você começar uma conversa com alguém que está na fila da cafeteria, apresente-se quando a hora for certa. Isso é um gesto legal e educado que pode ajudar a quebrar o gelo. Apenas diga algo simples como, “Olá, eu sou o Joe. Prazer em conhecê-lo” e tudo começará a se desenrolar. Pessoas gentis tendem a se apresentar aos outros por se sentirem animadas em conhecer novas personalidades.
3
Converse sobre amenidades. Converse sobre amenidades que provavelmente interessariam a outra pessoa. Se você não conhece bem a outra pessoa para saber sobre as preferências dela, tente falar do que estiver acontecendo ao seu redor. (A reunião em que ambos estiveram há uma hora, o rapaz novo da aula de Matemática, os sapatos maravilhosos que seu colega está usando, etc.). Incorporar o humor sempre ajuda. Pessoas gostam de quem pode fazê-las rir, e de gente compreensiva e com senso de humor.
Não seja uma daquelas pessoas que acha que conversar sobre amenidades é inútil e uma perda de tempo. Você deve começar falando de amenidades para estabelecer laços significativos com os outros.
4
Dê um elogio sincero. Todos amam elogios – portanto, não tenha medo de dizer algo positivo sobre a outra pessoa. Apenas tome cuidado para não puxar demais o saco delas. Exagerar nos elogios pode dar a impressão de que você está puxando o saco do outro, especialmente se essa pessoa for alguém superior. Apenas encontre algo simples para elogiar, como o suéter do sujeito ou uma joia que a cidadã está usando.
Você pode até usar o elogio para começar uma conversa. Diga algo do tipo: “Adorei suas meias do Flamengo. Onde as conseguiu?”.
5
Faça planos para sair com alguém que conheceu. Se você conheceu alguém novo e as coisas andarem bem, seria interessante prosseguir e perguntar se o sujeito quer dar uma saída. Se for um amigo novo, convide-o(a) para aparecer em um ambiente de baixa-pressão, como jogos de basquete ou concertos, ou para um passeio divertido no parque. #*Você não quer fazer nada muito pessoal ou particular com a pessoa conhecida. Apenas troquem informações de contato. Diga que foi realmente legal encontrar a pessoa e afirme que está animado para sair.
6
Seja educado. Você sempre deve ser educado com estranhos, tratando-os como familiares. O estranho visto na cafeteria pode estar sozinho, e você pode ser o único a conversar com ele naquele dia. Mesmo que você esteja passando por um dia ruim, arranje tempo para dizer “com licença”, para segurar portas para os outros, para tratar as pessoas com um nível básico de respeito. Não ocupe dois assentos do ônibus e fale em voz alta pelo celular; em vez disso, seja educado e desocupe seu lugar pelos outros.
7
Não pragueje. Isso fará com que você pareça vulgar, rude e, definitivamente, pouco legal. Se as pessoas o virem praguejando e ficando nervoso, elas se alimentarão de sua vibe negativa e não desejarão permanecer por perto. Da próxima vez que você sentir raiva ou vontade de praguejar, tente xingar muito mentalmente ou combata esses sentimentos com um sorriso.
8
Ofereça ajuda. É importante oferecer ajuda às pessoas que lhe rodeiam, seja uma com tantas compras na mão que não consiga abrir a porta, uma criança que deixou um brinquedo cair ou um idoso com dificuldades para andar. Um dia, você pode precisar confiar na gentileza e na ajuda de um estranho – portanto, é bom aumentar seu karma positivo. Esse definitivamente será um jeito de ser legal com quem está por perto, e você se sentirá melhor consigo no processo.
9
Use o nome das pessoas. Pessoas recentemente conhecidas amam quando você usa seus nomes durante ou ao final da conversa. Mesmo se você disser o nome da pessoa apenas uma ou duas vezes, o sujeito se sentirá especial e gostará da sua atenção em relação a ele. Dizer algo do tipo “Eu te entendo, Eliza”, ou “Foi interessante conversar contigo, Eliza” pode fazer com que a pessoa sinta que você não poupou tempo para conhecê-la melhor. Além disso, esse é um ótimo truque que o ajudará a memorizar o nome da pessoa para a próxima vez em que a vir, o que também será muito agradável!
10
Faça um pequeno ato de gentileza. Você não precisa ser gentil apenas com quem lhe é próximo e querido. Quando estiver removendo as folhas de sua garagem, aproveite a situação para varrer também o quintal do vizinho. Permita que alguém pule seu lugar na fila; coloque um real a mais no pote de gorjetas. Aproveitar o tempo para fazer algo legal por alguém desconhecido fará com que a pessoa se sinta apreciada – e isso espalhará karma positivo.
11
Evite julgar os outros. Uma coisa que definitivamente não é gentil é julgar as pessoas antes de conhecê-las. Dê à pessoa o benefício da dúvida e assuma que ela é legal enquanto não tiver motivo para pensar o contrário. Aprenda a ver a pessoa por quem ela é em vez de julgá-la pela sua aparência ou suas vestimentas. Talvez você precise de algum tempo para conseguir olhar o sujeito desconhecido sem julgá-lo, mas isso definitivamente é uma ótima maneira de se tornar alguém gentil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário