Conhecida como a caixa d’água do sudoeste da Bahia, Barra do Choça é responsável por abastecer com água Vitória da Conquista, Planalto, Tremendal e Belo Campo. “Se continuar, vamos ter o recurso apenas para suprir a demanda humana”, disse, preocupado, o prefeito do município, Oberdan Rocha, na manhã desta quinta-feira (5), durante reunião com o deputado estadual Eduardo Salles e o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto.
A necessidade de propor saídas para sustentabilidade dos recursos hídricos que permitam a manutenção do sistema de irrigação da cafeicultura e de outros pequenos agricultores é uma preocupação do prefeito e do deputado estadual Eduardo Salles.
“Conheço a realidade de Barra do Choça porque fui presidente da Associação Baiana dos Produtores de Café”, explicou o parlamentar. O município do Sudoeste é o maior produtor de café do Nordeste.
As informações enviadas pelo assessor do candidato Eduardo Salles via e-mail ao site Folha do Café, é de que no encontro, Eduardo Salles e o secretário prometeram ajudar o prefeito na formulação do Plano de Desenvolvimento de Barra do Choça. “O documento vai ajudar conseguirmos investimentos na ordem de R$ 300 milhões para a construção da Barragem de Inhobim, abastecida pelo rio Pardo”, explicou o parlamentar.
A obra de Inhobim vai permitir o abastecimento de água de Vitória da Conquista e região e permitir maior disponibilidade de água para os produtores de Barra do Choça. “A ordem do governador é apoiar a irrigação”, revelou Cássio Peixoto.
Ficou acertado no encontro convocar que os produtores rurais de Barra do Choça serão convocados pela Prefeitura, o deputado estadual Eduardo Salles e o governo do estado para iniciar a elaboração do documento.
O prefeito pediu ainda ao secretário a resolução de problemas elétricos que impedem o abastecimento de água dos povoados de Salinas, Gaviãozinho e Baixa da Itaquera.
O outro pedido de Oberdan Rocha foi a conclusão do projeto de esgotamento sanitário de Barra do Choça. “Não é possível que sujemos a água lá no município para depois limparmos embaixo”, disse o prefeito.
ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles
Nenhum comentário:
Postar um comentário