Superação de todo tipo de preconceito, combate a intolerância religiosa, aceitação do diferente e a convivência pacífica com todos foram assuntos abordados na 9ª noite do novenário em preparação a Festa do Senhor do Bonfim. As leituras bíblicas: 1 Jo 5, 14-21; Salmo 149 e Evangelho Jo 3,22-30 nortearam a homilia do Padre Manoel de Jesus Ramos que reforçou tudo aquilo que foi refletido durante os oito dias do novenário: Jesus Cristo, o Senhor do Bonfim é o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai, senão por Ele, através Dele, com Ele e seguindo seus ensinamentos.
No primeiro dia refletimos com Dom Luiz Pepeu que Jesus Cristo é o caminho que nos leva ao Pai, nos ensina a acolher com misericórdia as crianças. O arcebispo fez a abertura do novenário e abordou temas que falavam especificamente na importância da Sagrada Família como alicerce do cristianismo. Convocou-nos para três momentos importantes da Igreja para o ano de 2015: Ano Vocacional, Ano dos Consagrados e Ano da Paz.
Na segunda noite o Padre Nilson explorou com muita propriedade as questões relacionadas a nossa juventude, a posição que os cristãos devem tomar objetivando a uma maior compreensão das atitudes misericordiosa com os jovens.
Na terceira noite, o Padre Noel, filho de Barra do Choça, pároco da recém criada paróquia de Santo Antonio de Caetanos, falou a respeito da misericórdia que devemos ter com os excluídos da sociedade e o caminho que devemos seguir para nos aproximar deles, como verdadeiros cristãos.
Padre Edilberto, diretor presidente da COTEFAVE, na quarta noite do novenário foi enfático ao nos ensinar a fazermos a partilha, sermos solidários e fazermos a verdadeira caridade. Sem estas virtudes cristãs jamais chegaremos ao Reino de Deus.
Na quinta noite, Padre Joselito, nos fez refletir sobre a prática da misericórdia e compaixão para com o nosso irmão e fez uma belíssima reflexão sobre os Reis Magos e os presentes que deram ao Menino Jesus.
Na Sexta noite o Frei Aroldo nos falou do ecumenismo e os novos caminhos que a Igreja começa a trilhar no sentido de acabar com as divisões, as incompreensões que dificultam a busca do Reino de Deus.
Na sétima noite, Monsenhor Carvalho, que foi ordenado padre, em 1994 aqui em Barra do Choça, hoje no comando da paróquia do Divino Espírito Santo de Poções, falou do amor, em todas as suas formas, falou-nos da perseverança que devemos ter na fé e na missão evangelizadora como forma de caminharmos em busca do Reino de Deus.
Na oitava noite Padre Gerson emocionou a todos falando sobre a experiência da renúncia, do desapego e seguir Jesus carregando sua cruz.
A última noite em preparação a Festa do Senhor do Bonfim dá a todos nós o tom de como devemos estar preparados para a festa do Senhor, o seu batismo e a sua entrada definitiva em nossas vidas. A reflexão desta última noite do novenário chama com mais força a nossa vinda para os braços de Deus, para engrossar as fileiras daqueles que buscam a o Reino de Deus e a sua justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário