Por conta do forte calor que toma conta do Rio de Janeiro neste verão, algumas empresas e órgãos públicos passaram a permitir que seus funcionários fossem trabalhar trajando bermudas e dispensem o paletó e a gravata.
Um dos primeiros a adotar a medida foi o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), que passou a tornar opcional o uso de paletó e gravata por juízes, advogados e servidores até o dia 20 de março. Já a Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou uma lei que autoriza que servidores estaduais que trabalham ao ar livre e trabalhadores de serviços concessionários compareçam ao trabalho usando bermudas na altura do joelho.
Os próximos beneficiados com os novos trajes durante o verão deverão ser os motoristas de ônibus e cobradores. O prefeito Eduardo Paes deverá publicar um decreto nos próximos dias, autorizando os novos trajes até o fim da estação, sem haver restrição em relação ao ambiente.
Por enquanto, advogados ainda não foram liberados a comparecer aos fóruns e tribunais sem o tradicional "uniforme" de terno e gravata. No TRT, eles ainda são obrigados a comparecer às audiências com trajes formais.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Felipe Santa Cruz, é um dos que mais torcem para que a medida seja logo aprovada. "O mais importante é liberar agora para as audiências. O advogado só fica no ar-condicionado quando está na sala. A Justiça do Trabalho é lá na Rua do Lavradio e a gente tem que caminhar a Avenida Chile toda debaixo do sol, num verdadeiro deserto do Saara, já que não tem quase mais táxi no Centro. Usando só calça e blusa social o advogado preserva a formalidade e solenidade de audiência. Terno no verão, pingando de suor, é deselegante. Mas do que isso: é insalubre", desabafou em entrevista ao jornal O Globo.
Quem também deve dar uma trégua é a vereadora Teresa Bergher (PSDB). Ela promete apresentar um projeto para mudar o regimento da Câmara de Vereadores. "Lá é a casa do povo. Não faz sentido proibir as pessoas de entrar de camiseta ou bermuda numa cidade onde a sensação térmica passa de 50 graus", aponta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário