terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Forte calor faz órgãos públicos do RJ permitirem bermuda no ambiente de trabalho

Por conta do forte calor que toma conta do Rio de Janeiro neste verão, algumas empresas e órgãos públicos passaram a permitir que seus funcionários fossem trabalhar trajando bermudas e dispensem o paletó e a gravata. 

Um dos primeiros a adotar a medida foi o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), que passou a tornar opcional o uso de paletó e gravata por juízes, advogados e servidores até o dia 20 de março. Já a Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou uma lei que autoriza que servidores estaduais que trabalham ao ar livre e trabalhadores de serviços concessionários compareçam ao trabalho usando bermudas na altura do joelho.

Os próximos beneficiados com os novos trajes durante o verão deverão ser os motoristas de ônibus e cobradores. O prefeito Eduardo Paes deverá publicar um decreto nos próximos dias, autorizando os novos trajes até o fim da estação, sem haver restrição em relação ao ambiente.

Por enquanto, advogados ainda não foram liberados a comparecer aos fóruns e tribunais sem o tradicional "uniforme" de terno e gravata. No TRT, eles ainda são obrigados a comparecer às audiências com trajes formais.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Felipe Santa Cruz, é um dos que mais torcem para que a medida seja logo aprovada. "O mais importante é liberar agora para as audiências. O advogado só fica no ar-condicionado quando está na sala. A Justiça do Trabalho é lá na Rua do Lavradio e a gente tem que caminhar a Avenida Chile toda debaixo do sol, num verdadeiro deserto do Saara, já que não tem quase mais táxi no Centro. Usando só calça e blusa social o advogado preserva a formalidade e solenidade de audiência. Terno no verão, pingando de suor, é deselegante. Mas do que isso: é insalubre", desabafou em entrevista ao jornal O Globo.

Quem também deve dar uma trégua é a vereadora Teresa Bergher (PSDB). Ela promete apresentar um projeto para mudar o regimento da Câmara de Vereadores. "Lá é a casa do povo. Não faz sentido proibir as pessoas de entrar de camiseta ou bermuda numa cidade onde a sensação térmica passa de 50 graus", aponta.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...