A prova de matemática do Enem foi menos cansativa e está cobrando menos habilidades dos alunos do que deveria, na opinião do professor Robério Bacelar, da rede de ensino Ari de Sá. Para o docente, foi um exame razoável, mas poderia trazer mais conteúdo do próprio Ensino Médio. "Está ficando cada vez mais com cara de prova de conteúdo do ensino fundamental", afirma.
O professor explica que a prova deste ano teve menos contas do que a do ano passado, que classificou de cansativa. "É uma prova mais acessível do ponto de vista de trabalho manual. O aluno não tem tanta conta para fazer assim", diz em entrevista ao Correio24horas.
Ele afirma ainda que tem percebido que o Enem tem deixado de cobrar algumas das 30 habilidades que afirma exigir. "São questões técnicas, que o aluno pode não perceber, mas o corpo técnico e pedagógico compreende (...) As habilidades ficam muito repetitivas", acrescenta. Ele destaca que a prova traz uma cobrança muito forte de geometria, como tem acontecido rotineiramente, e a matemática do ensino fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário