sexta-feira, 8 de agosto de 2014

'Selfie' tirada por macaca gera briga entre fotógrafo britânico e Wikimedia

A Wikimedia Foundation, responsável pela Wikipedia, entre outras organizações, se recusa a remover a imagem tirada por uma macaca em 2011 no equipamento do fotógrafo britânico David J. Slater, especializado em vida selvagem e detentor dos direitos autorais. Segundo o The Guardian, o grupo alega que o fato de o macaco ter pressionado o botão da câmera isenta Slater dos direitos autorais sobre a foto e a torna pública. À época, o fotógrafo tentava tirar fotos de animais da espécie Macaca Nigra na ilha de Celebes, Indonésia. 

Após colocar a câmera no tripé e se afastar, um dos animais se aproximou a fim de investigar o equipamento e levou a câmera, fazendo inúmeros cliques. Muitas das imagens ficaram borradas e outras mostravam apenas o chão da floresta, mas entre elas havia também um punhado de imagens fantásticas - incluindo 'selfie' feito por uma macaca sorrindo que estampou manchetes em todo o mundo e levou Slater a seus 15 minutos de fama. "Eles estavam bem agitados, saltando de um lado para o outro ao redor do equipamento e pareciam posar para a câmera enquanto apertavam o botão", disse ele à época. 


"O som chamou a atenção dos macacos e eles continuaram pressionando o botão. Em um primeiro momento, eles se assustaram e saíram correndo, mas logo voltaram - Foi incrível ver tudo aquilo". Mas depois de aparecer em sites, jornais, revistas e programas de televisão em todo o mundo, Slater agora volta aos holofotes por mover batalha judicial contra o Wikimedia após a organização adicionar a imagem a sua coleção de fotos gratuitas. 

O Wikimedia Commons possui acervo de 22.302.592 fotos e vídeos que são de uso gratuito. A famosa foto da macaca que usou o equipamento de Slater para fazer seu 'selfie' está na base de dados.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...