
Cerca de 11 famílias da comunidade de São Bernardo foram contempladas com uma estrutura de captação de água por meio de uma cisterna. A ação se deu por uma parceria entre Governo do Estado, Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB) e prefeitura de Barra do Choça, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura – SEMAGRI.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Eric Fabiano Silva, o sistema é de fundamental importância para a região. “A questão da água era de fundamental importância. Por ter água salobra na região não conseguimos instalar poço artesiano. A alternativa foi fazer a captação de água da chuva. É muito importante, pois a comunidade passa a receber água de qualidade”, enfatizou.
Ele informou que as caixas já armazenam uma pequena quantidade de água devido às últimas chuvas que ocorreram no último mês. “Mas ainda temos um longo caminho pela frente. O nosso próximo passo é levar o acesso às políticas de pequeno agricultor para essa comunidade. Outro grande desafio é levar energia elétrica por meio do Programa Luz para Todos. Vamos lutar juntamente com outros parceiros para tentar contemplar a comunidade de São Bernardo com o que ela merece.

Com a entrega dessa obra, já são 131 estruturas de captação de água concluídas entre as comunidades de São Bernardo, Muritiba, Espírito Santo e Santo Antônio I. Já estão licitadas outras 100 estruturas para atender a comunidade rural e já entra em processo de identificação das famílias que serão atendidas.
A parceria que vem levando água para o campo faz parte do Programa Água para Todos, do Governo do Estado que tem como foco principal a ampliação do acesso de abastecimento de água para a população baiana. Também visa aumentar a oferta de água de qualidade e ampliar os serviços de saneamento básico ao longo dos próximos quatro anos, articulando a essas iniciativas componentes de sustentabilidade ambiental, como a proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes, mananciais e áreas de recargas; educação ambiental; melhorias habitacionais e projetos socioeconômicos.
O programa abrange todo território baiano e tem como objetivo proporcionar o atendimento ao direito humano fundamental de acesso à água em qualidade e quantidade, prioritariamente para consumo humano, numa perspectiva de segurança alimentar, nutricional e de melhoria da qualidade de vida em ambiente salubre nas cidades e no campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário