O espaço será organizado de forma que fique tudo dividido por segmentos para melhorar o atendimento ao consumidor
Uma nova central de abastecimento para atender melhor a toda comunidade é o objetivo central do Projeto de Reestruturação e Reforma Centro de Abastecimento de Barra do Choça – CEABA.
O projeto, que já foi licitado e deve ter as obras iniciadas em breve, vai fazer a recuperação da estrutura física do espaço, o fechamento nas laterais, reparação na rede elétrica e piso, pintura, recuperação das calçadas, instalação de rede de esgoto, além da organização de todo estacionamento.
O espaço será organizado de forma que fique tudo dividido por segmentos para melhorar o atendimento ao consumidor. Terá também praça de alimentação, com parte de esgotamento sanitário e a parte de extensão de rede de água. Além disso, cada comerciante terá um ponto de energia elétrica.
A obra será executada pela Empresa Gávea, com recursos próprios da prefeitura estimados em R$ 200 mil. Após discussões, criação de comissões e cadastramento de 500 pessoas que comercializam ali naquele local, o Projeto foi apresentado aos feirantes no mês passado. Ao final da reunião foram formadas as comissões por segmento, onde serão discutidos todos os processos de reestruturação e reforma do CEABA.
O espaço será organizado de forma que fique tudo dividido por segmentos para melhorar o atendimento ao consumidor
O prefeito Oberdam Rocha destaca a importância do CEABA para a economia local e, por isso mesmo, a necessidade em realizar uma interferência e fazer com que com que o espaço possa se tornar um centro de compras popular funcionando a semana inteira.
“Será uma espécie de Shopping Popular, possibilitando aos feirantes tornarem-se empreendedores individuais e movimentar o seu comércio a semana inteira. Tudo organizado com estrutura adequada de forma a melhorar as condições para comerciantes e consumidores”, avalia o prefeito.
A secretária de infraestrutura Alessandra Santana, disse que o projeto de reestruturação do CEABA teve ampla aceitação junto aos feirantes que trabalham na feira-livre de Barra do Choça. “Tivemos uma receptividade muito boa. O retorno que tivemos é de que com o espaço será possível oferecer tanto uma melhor infraestrutura como também uma melhor acomodação dos produtos e uma melhor higienização do espaço”, comemora.
Alaides Bonfim: “Amei a ideia. Espero que o projeto vá em frente e traga as melhorias esperadas. Enfrentamos muitas dificuldades com a feira principalmente na falta de organização, que acaba fazendo com que muitas pessoas deixem de ir à feira. Ter um espaço organizado sempre foi meu sonho”
Alaídes Bonfim Santos, feirante desde 1993, é só elogios ao projeto. Atualmente ela comercializa confecções , mas já atuou na venda de bijuterias e calçados. “Amei a ideia. Espero que o projeto vá em frente e traga as melhorias esperadas. Enfrentamos muitas dificuldades com a feira principalmente na falta de organização, que acaba fazendo com que muitas pessoas deixem de ir à feira. Ter um espaço organizado sempre foi meu sonho”, relata a feirante.
O CEABA terá ainda apoio da Guarda Municipal para ordenar o trânsito no entorno do local e controlar a parte de estacionamento, que será monitorado e não vai mais poder invadir o espaço em que as pessoas circulam e compram.
Texto: Aline Luz – Fotos: Rosenilton Soares – ASCOM/PMBC



Nenhum comentário:
Postar um comentário