
Essa é uma das formas que os políticos encontram para se apresentarem à população, seu nome em um muro, é como se fosse o seu cartão de visita, mas os mesmos não sabem do risco em que colocam a população. Uma possível distração de um motorista para ver tal propaganda pode até comprometer a vida de alguém que passa pela calçada.
Entenda:
Poluição Visual
É o excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, pinturas eleitorais em muros, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais/shoppings centers e de serviços. Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e de trocas comerciais. Acredita-se que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole.
Efeitos da Poluição Visual
A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em um certo sentido, a sua cidadania (no sentido de que ele é um agente que participa ativamente da dinâmica da cidade) para se tornar apenas um espectador e consumidor, envolvido na efemeridade dos fenômenos de massas. A profusão da propaganda na paisagem urbana pode ser considerada uma característica da cultura de massas pós-moderna.
Prejuízos
Uma das maiores preocupações sobre a poluição visual em vias públicas de intenso tráfego, é que pode colaborar para acidentes automobilísticos. Muitos países possuem legislações específicas para controle de sinalizações em diversas categorias de vias. Alguns psicólogos também afirmam que os prejuízos não se restringem à questão material mas atingiriam também a saúde mental dos usuários, na medida em que sobrecarregaria o indivíduo de informações desnecessárias.
A equipe do site Folha do Café já flagrou vários muros da cidade Barra do Choça com propagandas sobre candidatos nesta eleição de 2014, sabemos que esse tipo de propaganda já vem de gerações e é uma maneira de divulgar quem está se candidatando e quem o povo ainda não conhece direito ou não sabe o numero da chapa do candidato, porém pintar os muros com tais propagandas pode, mas pichar não, essa é a lei do governo.
Esse tipo de propaganda não ganha o meu voto, o que ganha o meu voto é um pedido de confiança, aperto de mão de uma pessoa que realmente pensa no povo e que eu sei que vai fazer algo melhor, não estou falando isso para os que vi nos muros até agora, isso vale para todos aqueles que pintam os muros e deixam Barra do Choça e também as outras cidades do nosso Brasil feias com esse tipo de poluição...desabafou Uelton do Site Folha do Café.
Nenhum comentário:
Postar um comentário