sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

No BNDES, bilionário argentino formaliza compra de ações de Eike Batista

Em um encontro no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (20), o empresário Eduardo Eunekian formalizou a compra das ações que correspondiam a Eike, segundo revelaram fontes que estiveram no local.

Eurnekian comprou os 33% que correspondiam ao ex-bilionário brasileiro no empreendimento tecnológico SIX Semicondutores, em Minas Gerais. O negócio estava parado desde que as empresas de Eike entraram em bancarrota.

Além de Eduardo Eurnekian, presidente do Grupo Corporação América, participaram do encontro o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, representantes da empresa IBM, os sobrinhos do empresário, Martín e Matías Eurnekian, e o embaixador da Argentina no Brasil, Luis María Kreckler.

Martín responde pelos aeroportos da Corporação América fora da Argentina, incluindo o Brasil. Matías Gainza Eurnekian é presidente da Unitec Blue - empresa que está na Argentina e é pioneira em nanotecnologia.

A SIX está localizada em Ribeirão das Neves, a cerca de trinta quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A fábrica passa a contar com a participação de Eunekian e já tinha 33% do BNDES, 18,8% da IBM e ainda percentual do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais).

O empresário Eike Batista, que já foi o 7º mais rico do mundo, passa por uma grande crise em seus negócios. Veja a seguir frases do empresário antes e depois do colapso que atingiu suas empresas 

As negociações entre Eurnekian e Eike foram acompanhadas com atenção pelas autoridades brasileiras, como o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que renunciou ao cargo na sexta-feira (14) para disputar a eleição para governador de Minas Gerais. Em outubro, os brasileiros irão às urnas para eleger também presidente.

A participação de Eurnekian na SIX Semicondutores S.A é vista como a "integração produtiva tecnológica" entre Brasil e Argentina. Esta "integração" inclui a IBM quem convidou Eunekian para visitar suas instalações nos Estados Unidos.

A expectativa é que no futuro ocorra transferência de tecnologia envolvendo a IBM e a Unitech Blue, que está em Chascomus, na província de Buenos Aires, na Argentina.

Nesta quinta, Eike Batista não esteve presente ao encontro no BNDES onde suas ações passaram para o empresário argentino.

É esperado, entre autoridades brasileiras e o setor privado envolvido no negócio, que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) apresente seu parecer sobre este entendimento nos próximos trinta ou trinta e cinco dias, de acordo com fontes que acompanharam a transação.

Eunekian é conhecido no Brasil por ser o presidente da corporação que responde pelo aeroporto de Brasília, entre outros.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...