No dia 07 de setembro Jitaúna reviveu um momento histórico com o resgate do ato cívico de em comemoração a Independência do Brasil. No passado distante fim dos anos 80 e início dos anos 90, o sete de setembro era uma data importante na agenda do povo de Jitaúna, com alvorada, grandes desfiles de fanfarras e bandas Marciais e a participação de todos os colégios e escolas que desfilavam com seus brasões pelas ruas das cidades arrastando multidão que admiravam a criatividade dos professores e estudantes. Toda a comunidade participava lotando a Praça do Bonfim. Nos fins dos anos 90 essa tradição foi se perdendo devido a falta de valorização por parte das administrações com relação à cultura jitaunense, deixando parar no tempo um grandioso evento que movimentava toda a cidade e assim sua economia já que o sete de setembro servia de renda para costureiras, camelôs, doceiros e comerciantes.
Em seu primeiro ano de gestão o Prefeito Edson conseguiu com apoio da comunidade resgatar essa tradição perdida no tempo. No último dia 07 a cidade pode reviver o passado, com alvorada as 05:00h da manhã ao som de uma filarmônica percorrendo as ruas da cidade. A partir da 08:00h a concentração ocorreu no colégio Municipal de onde saiu em desfile a FANCEJ – fanfarra do Município, Colégios e Escolas com seus brasões, Guarda Municipal de Jitaúna, APAE, Moto taxistas, associações e autoridades. Um grande evento que lotou a Praça do Bonfim e atraiu toda a comunidade que acompanhou de perto o resgate da cultura e história de Jitaúna.
Para o prefeito Edson Jitaúna precisa resgatar sua cultura e os desfiles cívicos fazem parte da nossa história, pois o sete de setembro representa um dia especial para o povo brasileiro, um momento de união, de compromisso com as causas sociais, um momento de entender que todos somos brasileiros e precisamos sempre lutar pela independência e democracia da sociedade brasileira. A Prefeitura fez ainda a entrega de uniformes para todos os estudantes da rede Municipal de ensino, sendo um compromisso com a educação do Município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário