quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Barra do Choça: Açougueiros participam de capacitação no Entreposto Frigorífico



Através de inúmeros debates e discussões, a Prefeitura Municipal de Barra do Choça, em parceria com a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) e Ministério Público, realizaram, na manhã desta terça-feira (06) uma capacitação com os açougueiros da cidade no Entreposto Frigorífico, ao lado da feira do mercado de carnes.

Na oportunidade, os profissionais puderam conhecer de perto como é desossada a carne (podendo ser de bovinos e suínos) e cortada para depois ser vendida pelos açougueiros da cidade.

Técnicos da ADAB participaram da capacitação. O objetivo da iniciativa é coibir o comércio de carne oriunda do abate clandestino e mostrar aos trabalhadores a importância de trabalhar com carne inspecionada e de qualidade.

O representante do órgão que participou do encontro, o inspetor Austerberto Rezende, destacou a importância do Entreposto e disse que o momento é fundamental para que os açougueiros utilizem o equipamento da melhor forma possível.

“Com essa capacitação, acredito que o abate clandestino tende a cair até em 90% no município de Barra do Choça”, destaca.

Atualmente a associação conta com mais de 80 açougueiros cadastrados e que exercem a profissão na cidade.

O secretário municipal de agricultura, Eric Fabiano, revelou que a Prefeitura sempre esteve preocupada com a qualidade da carne comercializada na cidade e revelou que, após a instalação de boxes no mercado, a situação vai melhorar ainda mais para os açougueiros.

“Essa é uma reivindicação dos profissionais e procuramos atender, porque acreditamos que a carne de qualidade na mesa da população é uma questão de saúde pública. A comunidade foi beneficiada com esse Entreposto, que só existe em 10 cidades da Bahia, e temos procurado, juntamente com ADAB e Ministério Público, coibir o abate clandestino”.

A presidente do sindicato dos açougueiros de Barra do Choça, Lucimara Pereira, destacou que a capacitação é fundamental para que os profissionais possam utilizar o Entreposto de forma correta e que garanta a qualidade do alimento.

“A questão do abate clandestino ainda é um problema na nossa cidade. Encontros como esse auxiliam para coibir esse tipo de ação que prejudica a venda e a saúde da comunidade”.

O entreposto é extremamente importante porque evita a distribuição de carnes provenientes de abatedouros clandestinos. O estabelecimento só recebe animais abatidos em abatedouros com inspeção federal, ou estadual.

No caso de Barra do Choça, são vindos do de Vitória da Conquista. Assim, são transportados também em caminhão frigorífico. E logo vão para a câmara fria do entreposto, seguindo para a sala de desossa para então serem levados para a comercialização. (Fotos: Rosenilton Barbosa )

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...