quinta-feira, 25 de julho de 2013

BARRA DO CHOÇA: Palestra discute os 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente



O Conselho Tutelar de Barra do Choça, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na tarde desta quarta-feira (24) uma palestra que discutiu os 23 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O evento, que aconteceu no auditório do Centro Educacional de Barra do Choça, contou com a participação do advogado Michael Farias, especialista em Proteção Integral às Crianças e Adolescentes pelas Faculdades Integradas Ipitanga – UNIBAHIA e gerente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista. 

Durante o encontro foram realizadas atividades culturais, como, por exemplo, a apresentação do coral do Projovem.
Participaram do debate secretários municipais, diretores de escolas, servidores, estudantes e comunidade em geral.
O coordenador do Conselho Tutelar de Barra do Choça, Paulo Lopes, revelou que o evento teve o objetivo de trazer mais conhecido as pessoas ligadas a política de defesa da criança e do adolescente no município.
“Principalmente capacitando os profissionais da área que
lidam diariamente com a causa. A palestra foi fundamental para toda a população”.
Sobre o trabalho do Conselho Tutelar na cidade, o coordenador falou da parceria com a Prefeitura, junto com a secretaria de assistência social.
“É um trabalho árduo, mas, graças a Deus, temos tido a ajuda necessária. Os problemas são grandes, principalmente devido a negligência de alguns pais. A palestra também buscou orientar os familiares na educação das crianças e jovens do município”.
O palestrante do evento, o advogado Michael Farias, revelou que o aniversário de 23 anos do ECA representa um dos avanços mais importantes de garantia dos direitos para as crianças e adolescentes do país.
“Com isso, essa camada da população assume uma condição como verdadeiro sujeito de direito. O evento de Barra do Choça é bastante significativo, pois atende os profissionais que trabalham na área, estabelecendo um diálogo e apresentando as perspectivas para o trabalho diário na garantia dos direitos para as crianças e adolescentes. A Prefeitura de Barra do Choça, ao promover esse debate, traz um avanço e demonstra o compromisso da administração em fortalecer todas as políticas de proteção para essa fatia da comunidade”.
A secretária municipal de assistência social, Anésia Rocha, destacou que o poder público tem tido uma atenção especial para esse setor e traz um profissional renomado para debater e promover melhorias para a cidade quando o assunto é política de defesa da criança e do adolescente.
“Buscamos sempre atender as demandas do Conselho Tutelar. A iniciativa da palestra é mais do que fundamental em um momento importante, que marca o aniversário dos 23 anos do ECA, momento que traz a reflexão e o debate junto a todas as camadas sociais”.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barra do Choça, Ivanilton Brito, lembra que a entidade tem buscado, junto a secretaria de assistência social e Conselho Tutelar, trabalhar em conjunto para garantir as melhorias necessárias na cidade.

“Um debate como esse reforça o papel do ECA, trazendo toda a comunidade para a luta em prol dessa causa. Trata-se de um momento para ampliar a nossa visão em relação a esse campo voltado para a criança e o adolescente”, explica.(Jornal da Cidade)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...