segunda-feira, 3 de junho de 2013

Barra do Choça: Vicariato São Mateus realiza assembleia

Na manhã deste domingo (02), o Vicariato São Mateus da Arquidiocese de Vitória da Conquista que compreende as Paróquias dos municípios de Anagé, Cândido Sales, Belo Campo, Encruzilhada, Veredinha e Barra do Choça, se reuniram no salão paroquial da Igreja Matriz de nossa Paróquia para a Assembleia que discutiu três relevantes temas para nossa Igreja. Iniciada em clima de oração pelo Padre Paulo, a assembleia se dividiu em vários momentos:

Em um primeiro momento o Professor do curso de Filosofia da UESB, Simplício foi convidado pelo Padre Paulo, pároco de Cândido Sales, vigário regional, e presidente da assembleia, a falar a respeito do Concílio Vaticano II, que se comemora 50 anos do seu acontecimento, e ainda hoje depois de meio século muitos pontos discutidos neste concílio ainda não foram compreendidos por todo o povo da Igreja, que de acordo com o professor, foi justamente por falta de estudo e da falta de conhecimento e informação a respeito dele.

O Concílio Ecumênico Vaticano II foi consagrado como o maior evento católico do século XX. Convocado pelo Papa João XXIII em 25 de Dezembro de 1961 – e oficialmente aberto em 11 de outubro de 1962 -, foi encerrado pelo Papa Paulo VI em 8 de Dezembro de 1065. Foram quatro anos de encontro, oração, reflexão, debates e conclusões. O seu legado foi precioso, registrado em quatro constituições, nove decretos e três declarações.

Nesse elenco doutrinal e pastoral se encontra o indispensável para a atualização e a renovação da Igreja, o maior objetivo do concílio, bênção imensa de Deus para o seu povo. Todavia nenhum benefício ele traria para a Igreja e para a humanidade se tudo que foi produzido permanecesse intocável e cuidadosamente guardado nos arquivos eclesiásticos. Os documentos do vaticano II exigem estudo e prática, compreensão e iniciativa, não só da hierarquia, como também de todos os cristãos. Suas propostas valem não apenas para os dirigentes, mas para o mais anônimo seguidor de Jesus, porque todos são Igreja.

Durante a sua realização e depois da sua conclusão houve aplausos, assim como condenações. Foram muitos os que se dispuseram a pôr em prática suas conclusões, mas também não faltou oposição, o que indica que na Igreja têm lugar tanto os que olham para frente como os que se prendem ao passado, rejeitando qualquer inovação. Se nos incluímos entre os que desejam uma face sem rugas à Esposa de Jesus, busquemos novos caminhos em meio à realidade atual, para que ela possa desempenhar sua missão transformadora da sociedade em que está inserida.

O mundo mudou muito nas últimas décadas. Os avanços tecnológicos foram fantásticos. Entretanto eles só significam progresso quando servem o bem comum, correspondem aos princípios éticos e às exigências da justiça e da verdade. Levemos a sério o nosso compromisso com o Vaticano II, para que a Igreja de Jesus possa salvar a humanidade, atualmente tão distante do projeto do Reino. (Dom Geraldo Magella Agnelo).

O professor Simplício foi extremamente sábio em suas palavras nos explicando claramente sobre o Concílio! Recebemos também a agradável presença do nosso pastor arquidiocesano o Arcebispo Dom Luis Gonzaga da Silva Pepeu que nos falou a respeito da importância de estarmos ali reunidos em assembleia discutindo temas importantes para nossas paróquias. Todos os padres presentes também tiveram a oportunidade de falar.

Depois acompanhamos a fala da professora Vivalda que nos falou a respeito da Semana Social e ressaltou sua importância para a Arquidiocese e pra toda a Igreja como um todo. Ildenize representando a pastoral da catequese na Arquidiocese de Conquista, falou a respeito da catequese, relembrando que os sacramentos de iniciação cristã, (batismo, confissão, eucaristia e crisma) devem ser coordenados por catequistas como uma única pastoral, são exigências da própria CNBB e devemos como comunidade e como paróquias a isso acatar e a partir de agora não haver mais pastorais isoladas e sim a Pastoral da Catequese.

Padre Alexandre por último falou a respeito do caderno de estudos que antecede o documento que em breve será publicado decorrente da última conferencia dos bispos do Brasil, distribuiu subsídios para que os presentes acompanhassem sua explanação e nos incentivou a buscar conhecer a fonte no caso estudar o caderno propriamente para nos aprofundarmos cada vez mais na nossa fé. Inclusive foram sorteados alguns para os que estavam no encontro.

Para não perder a oportunidade de estarmos divulgando nossas mídias sociais, nós da PASCOM de Barra do Choça apresentamos para todo o Vicariato a nossa Pastoral da Comunicação e incentivamos, nos disponibilizando a auxiliar, as outras paróquias a criarem seus sites, suas contas nas redes sociais para evangelizar de todas as formas como o Papa emérito Bento XVI nos pediu, aliás, é uma forma de atualização da Igreja se abrir aos novos métodos tecnológicos que ajudem na catequese dos povos.

Alguns se interessaram muito pelo assunto. E este é o objetivo do já mencionado Vaticano II: oAggiornamento. Por fim todos almoçaram no, inaugurado hoje, refeitório da matriz, que graças aos esforços de toda a nossa comunidade paroquial ficou pronto e foi extremamente útil. Redemos graças a Deus por esta obra, e agradecemos aos fiéis dizimistas e fiéis doadores que são mais que responsáveis por ela, e lembramos que muito ainda estar por vir, pois como na metáfora do professor Simplício: nossa paróquia é ‘como um carro potente’ e não para!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...