www.folhadocafe.com
_________________________________
Instituições de ensino superior interessadas em participar do Projeto Rondon têm até o dia 22 deste mês para realizar inscrição para participarem das operações de julho de 2013. As instituições que querem que seus alunos participem das ações também podem se inscrever até 27 de maio para a operação de janeiro do ano que vem.
Antes da inscrição, as entidades devem fazer cadastro no Sistema de Informação, Gerenciamento e Avaliação (Siga) do projeto. Caso a entidade já seja cadastrada, é necessário atualizar os dados na ferramenta online. Ainda nessa etapa, é preciso anexar alguns documentos, como comprovante de credenciamento de instituição de ensino superior, relação dos projetos na área de extensão desenvolvidos pelo órgão e designação formal do representante da instituição junto ao Rondon.
Somente após esses passos é que os centros de ensino podem realizar a inscrição, informando o conjunto de atividades em que irão atuar e a prioridade a ser trabalhada nos municípios, além de enviar proposta de ação e cadastrar um professor coordenador, um adjunto e outro reserva.
Operações confirmadas
Entre os dias 6 e 22 de julho de 2013 acontece a operação “Forte do Presépio” em 30 municípios dos estados do Pará e Maranhão. Ainda no mês de julho, em data a ser definida, dois navios da Marinha realizarão ações cívico-sociais (as chamadas Acisos), e de assistência hospitalar em regiões ribeirinhas do Pará e Amazonas.
Já em janeiro de 2014 o Projeto Rondon realiza duas operações: “Velho Monge” e “Portal da Amazônia”. A primeira será desenvolvida entre 18 de janeiro e 3 de fevereiro em 20 municípios do Piauí e Maranhão. Já a segunda, acontece de 25 de janeiro a 10 de fevereiro em 17 cidades do Maranhão e de Tocantins.
Projeto Rondon
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades pobres e ampliem o bem-estar da população. O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras municipais e de empresas socialmente responsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário