terça-feira, 4 de setembro de 2012

Polícia prende homem suspeito de sequestrar delegada em Salvador

A polícia prendeu no fim da manhã desta terça-feira (4) um homem suspeito de sequestrar uma delegada no mês de agosto. A prisão do suspeito aconteceu durante a operação realizada no bairro da Paz, em Salvador.

"Esse elemento foi reconhecido por um major e ele tem algumas entradas e é suspeito de sequestrar uma delegada da Polícia Civil na praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, informou o Coronel Silvino Berlink.

A operação começou no início da manhã, os policiais revistaram casas e carros. Foram isntalados sete pontos de bloqueio e barreiras de trânsito nas principais ruas de acesso ao bairro para revistar quem passava pelo local.

Troca de tiros
Uma pessoa ficou ferida por volta das 11h desta terça-feira (4) durante uma troca de tiros entre a polícia e suspeitos no Bairro da Paz, em Salvador, segundo informações da Polícia Militar. O confronto ocorreu no bairro onde é realizada uma operação desde a madrugada para a implantação da sétima Base Comunitária de Segurança da Bahia.

Com o rapaz baleado foram apreendidos um fuzil, 71 munições, um carregador de metralhadora 9mm, dois carregadores de pistola ponto 40, uma capa de colete, vários uniformes similares ao do Exército, uma balaclava, um kit de limpeza de armas, um tablete de crack e uma balança de precisão, informou a PM. Ainda de acordo com a polícia, o homem foi socorrido após o confronto para o Hospital Menandro de Farias, mas não há informações sobre seu estado de saúde.

Operação
Cerca de 300 policiais civis e militares ocupam o Bairro da Paz e adjacências. A ação antecipa a implantação da 7ª Base Comunitária de Segurança do estado, que está prevista para ser inaugurada no Bairro da Paz no dia 13 de setembro.
Comunidade passa por revista durante ação
policial (Foto: Divulgação PM)

De acordo com a Polícia Militar, o objetivo da ação é intensificar o policiamento na área, cumprir mandados de prisão, apreender armas, drogas e veículos irregulares. "É uma ação inicial, uma primeira fase de intervenção, na qual ocupamos a área para realizar estabilização e execução de mandados. Hoje devemos cumprir oito mandados de prisão", estima o coronel Zeliomar Almeida, responsável pela Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA).

Sete pontos de bloqueio e abordagem e três barreiras de trânsito foram instaladas nas principais ruas de acesso ao Bairro da Paz para que sejam realizadas revistas a pessoas e veículos, informou a PM. Ao todo, são utilizadas 48 guarnições motorizadas, entre carros e motos.

Segundo a PM, a operação foi dividida nas fases de inteligência, que ocorreu há 90 dias com a identificação de criminosos; de ocupação, que inclui o cumprimento dos mandados judiciais e ação ostensiva; e de intensificação, com o aumento do efetivo no local.

A SSP-BA já havia anunciado em maio deste ano a implantação de uma base comunitária de segurança no Bairro da Paz. De acordo com a PM, a escolha do bairro foi feita considerando o índice de violência registrado na localidade, além da facilidade em organizar a montagem das bases, como a identificação e locação de imóveis adequados.
Base de Itinga foi inaugurada no mês de agosto
(Foto: Egi Santana/G1)

Bases móveis
Dez vans que atuarão como bases móveis de segurança em Salvador foram entregues pelo governo estadual na manhã desta terça-feira, em evento realizado no Pelourinho. O projeto pioneiro no estado deve complementar o trabalho das bases fixas da Polícia Militar já instaladas nos bairros.

"Os veículos atuarão onde ainda não existe uma base fixa, como os pontos turísticos da cidade. Além disso, dará segurança em eventos com grande circulação de pessoas, como jogos no Barradão e em Pituaçu, além de shows de grande porte", explica coronel Castro, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia.

O Pelourinho foi escolhido como local de onde sairão os veículos para atender à demanda na cidade. "É preciso ter uma referência e o Pelourinho é um local importante para isso", complementa o coronel. Segundo a PM, as bases móveis atuarão com equipe de no mínimo 40 policiais, uma viatura e quatro motocicletas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...