As polícias Civil e Militar realizam na manhã desta terça-feira (18), no bairro George Américo, em Feira de Santana, a 107 km de Salvador, uma operação que antecede a implantação de uma Base Comunitária de Segurança na região, prevista para acontecer no dia 27 de setembro.
"Primeiro nós vamos fazer a ocupação para depois entregar ao efetivo policial que está tomando curso, o que vai acontecer no dia 27", explica o coronel Adelmário Xavier.
Participam da operação aproximadamente 130 homens, entre Polícia Civil e Militar. Segundo a PM, até as 8h40 desta terça-feira, quatro pessoas foram conduzidas à Delegacia de Feira de Santana. Já foram apreendidas armas de fogo, além de 25 pedras de crack.
A primeira Base Comunitária de Segurança implantada fora da capital baiana foi inaugurada no dia 15 de agosto, no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. Segundo a PM, a base conta com um efetivo de 120 policiais, oito motocicletas e quatro viaturas exclusivas, além de 10 câmeras de monitoramento.
Outras bases
As bases são inspiradas nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), na capital do Rio de Janeiro. A primeira de Salvador foi implantada no bairro do Calaber no mês de abril de 2011. A do bairro Fazenda Coutos foi a primeira a contar com um sistema de mapeamento digital. As localizadas no Nordeste de Amaralina abrangem as localidades de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho..
A base mais recente foi implantada no dia 13 de setembro, no Bairro da Paz. Além de Feira de Santana, municípios como Camaçari, Porto Seguro, Itabuna, Vitória da Conquista e Barreiras devem receber bases de segurança ainda em 2012, segundo previsão da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA).