sábado, 18 de agosto de 2012

Trotes atrapalham trabalho do SAMU 192 em Vitória da Conquista

 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 existe há oito anos em Vitória da Conquista. Atende além da cidade, outros 22 municípios, uma população estimada em quase 800 mil pessoas. Ao todo, quatro ambulâncias de suporte básico e
uma de suporte avançado atendem Vitória da Conquista. Mas um problema recorrente tem atrapalhado os atendimentos: o número de trotes. Só no mês de julho, mais de 40% das ligações recebidas pelo serviço eram ligações falsas.

Os trotes acontecem, sobretudo, ao meio dia e no fim da tarde, considerados horários de maior demanda de atendimentos. Apesar de um serviço de triagem feito pelo teleatendente, que identifica o número que originou a chamada, nome, endereço e a queixa principal do solicitante, as ligações falsas acabam mobilizando uma equipe de profissionais, que precisam estar mobilizados para chamados de urgência.

Por causa do excesso de trotes, o SAMU 192 vem realizando palestras em escolas e creches da cidade. Segundo o serviço, boa parte dos trotes são feitos por estudantes. Por isso, a ideia das palestras, segundo a coordenadora interina do SAMU 192 Claudine Oliveira, é de conscientizar esse público da importância do serviço para a comunidade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...