sábado, 25 de agosto de 2012
Exame bacteriológico confirma morte por meningite na BA, diz Sesab
O adolescente de 15 anos, que morreu na manhã desta sexta-feira (24) no Hospital Regional de Ilhéus, no sul da Bahia, tinha meningite, informou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Fátima Guirra. Segundo a coordenadora, um exame
bacteriológico realizado pelo setor de imunização do estado e o Núcleo de Epidemologia da unidade hospitalar confirmou o caso.
De acordo com Fátima Guirra, o material do exame foi encaminhado para o laboratório central da Bahia, onde será identificado o tipo de meningite. "Não sabemos qual é o sorogrupo da doença. Se é B, C, W, Y". A diretora afirma que a equipe de vigilância do estado está identificando as pessoas que tiveram contato com o adolescente para que, em seguida, elas sejam imunizadas.
O adolescente de 15 anos morava no município de Aurelino Leal, sul da Bahia. Segundo Fátima Guirra, o rapaz deu entrada a unidade hospital na quinta-feira (23).
Casos
De acordo com a Sesab, foram registrados 13 casos da doença no estado até fevereiro de 2012. A Secretaria afirma que o número é menor do que o registrado até a sexta semana epidemiológica de 2011, quando 20 pessoas foram infectadas pela doença e cinco morreram.
Já em 2011, foram registrados 363 casos de meningite bacteriana no estado. Somados todos os tipos de meningite, foram 108 mortes. Os números são menores do que os registrados em 2010, quando 125 pessoas morreram, dentre as 520 que contraíram a doença.