quinta-feira, 5 de julho de 2012

Operação da Polícia Federal investiga fraudes em Juazeiro, na Bahia

A Polícia Federal em Juazeiro, região norte da Bahia, deflagrou na manhã desta quinta-feira (5) a Operação Boca de Lobo, após investigações que apontaram desvios de verbas federais e fraudes em licitações públicas naPrefeitura Municipal de Juazeiro, no período de 2005 a 2008.
Segundo informações da PF, a investigação começou em 2007, quando surgiram indícios de fraude em licitação pública no valor de R$ 14 milhões para a realização de obras de saneamento básico na cidade.

"A verba destinada às obras previstas na licitação saíram de um convênio firmado com o Ministério das Cidades, tendo como gestora a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco - Codevasf", informa a nota oficial divulgada pela Polícia Federal em Juazeiro.

Cerca de 80 policiais cumprem 17 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Juazeiro e Salvador, além de Petrolina (PE) e Aracaju (SE).

Também são cumpridos mandados de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Federal em Juazeiro. O delegado Enzo Ricardo está à frente das investigações, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU).

No decorrer do inquérito policial, a PF informa que foram verificados indícios de irregularidades em outras licitações, que envolveriam ex-servidores da Prefeitura Municipal de Juazeiro, do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e empresas privadas. Há também indícios de fraudes abrangendo verbas do PAC 1 - Plano de Aceleração do Crescimento.

A operação da PF se baseia ainda na informação de que no período de 2005 a 2008, pessoas vinculadas à Prefeitura Municipal de Juazeiro teriam sonegado documentos a auditores da Controladoria Geral da União - CGU, que realizavam auditoria no município acerca de algumas das licitações questionadas.

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da acessoria de comunicação, informou ao G1 que deve realizar entrevista coletiva para comentar as denúncias ainda nesta quinta-feira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...