Desde o retorno das atividades, já são quase 30 mil plantas cultivadas, entre elas rosa, áster, murta, cipreste, bambuzinho, alfinete, palmeiras e fênix
Em 2003 foi implantado em Barra do Choça o Programa Flores da Bahia, um projeto com recursos iniciais do Governo Estadual. Infelizmente, este cultivo passou por um período de declínio, chegando a estar fora de atividade por dois anos. No entanto, com esforços da Administração, o programa voltou a produzir flores em 2011. Dessa forma, gerando receita, empregos e renda para o município.
Atualmente trabalham no Flores da Bahia oito pessoas. Mas, segundo Marcos Soares, representante da Secretaria Municipal da Agricultura, a previsão é que o número de empregados aumente para 30.
Desde o retorno das atividades, já são quase 30 mil plantas cultivadas, entre elas rosa, áster, murta, cipreste, bambuzinho, alfinete, palmeiras e fênix. Aproximadamente 1000 plantas são colhidas semanalmente. E são vendidas no mercado local de Barra do Choça e de Vitória da Conquista.
Com esforços da Administração, o programa voltou a produzir flores já em 2011. Dessa forma, gerando receitas, empregos e renda para o município
Ainda assim, a proposta é que as exportações alcancem outras cidades, e até outros estados, afirmou Marcos Soares. “O objetivo é de capacitar trabalhadores rurais e empresários interessados na atividade, de uma maneira que possa suprir esta demanda do Estado Bahia; e até exportar para outros estados”, disse Soares .
Osvaldo Pereira Rangel, gerente do Flores da Bahia em Barra do Choça, informa que o programa também é uma importante fonte de renda para os jovens. “Convido os jovens para trabalhar, ter a renda deles. Também, vão aprender a prática do projeto, das flores, como cuidar, como plantar e tudo. Para amanhã, ou depois, poderem plantar nas áreas deles mesmo”, concluiu Rangel.
Fonte: www.barradochoca.ba.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário