Felipão aprovou início do Palmeiras no Paulistão
Para melhorar essa performance, o time pode ter até três estréias nesta quarta. Regularizados na CBF e concentrados com o elenco para a partida, o lateral-direito Artur, o zagueiro Román e o atacante Barcos são opções que Felipão tem para incrementar seu esquema de jogo. Pelo menos o atacante, apresentado nesta terça-feira, deve começar jogando.
Se Luiz Felipe Scolari tem uma meta a cumprir, o técnico do XV, Moisés Egert, também tem a sua. O confronto desta quarta é especial para Egert, que completa 100 jogos à frente da equipe. Aos 34 anos, ele é o treinador mais novo do Paulistão. Assumiu o clube em 2010 e conquistou dois acessos seguidos, recolocando o time na elite do futebol do estado após 16 anos. Nos 99 jogos realizados, conquistou um ótimo retrospecto, com 47 vitórias, 32 empates e 20 derrotas. O aproveitamento de pontos é de 58,2%
saiba mais
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real a partir das 22h. A TV Globo transmite o duelo apenas para a região de Campinas, enquanto o PFC mostra para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view. O árbitro da partida será Rodrigo Braghetto, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior e Rogério Pablos Zanardo.
Palmeiras: Luiz Felipe Scolari vai poupar três titulares para o duelo – Cicinho, Leandro Amaro e Luan. O técnico pode contar com Artur, Barcos e Román. Felipão não deu sinais sobre a escalação, mas deve manter o esquema da vitória sobre o Santos. O Verdão deve entrar em campo com Deola, Artur, Maurício Ramos (Román), Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Daniel Carvalho; Maikon Leite e Barcos (Fernandão).
XV de Piracicaba: o técnico Moisés Egert acertou a equipe no 3-5-2. Com o sistema que dá mais proteção à zaga, a equipe empatou com o São Caetano e venceu pela primeira vez no campeonato, ao fazer 2 a 1 no Oeste. A única mudança programada é a volta do capitão Toninho, que cumpriu suspensão automática na última rodada. O volante Glauber, que atuou improvisado na posição, retorna ao meio. Marcus Vinícius Lima fica no banco. A escalação: Gilson, Marcus Vinicius, Toninho e Everton; André Cunha, Glauber, Adilson Goiano, Ricardinho e Alex Cazumba; Paulinho e Hugo.
Palmeiras: Valdivia, com uma lesão muscular na coxa direita, desfalca o time por 15 dias. Cicinho, Leandro Amaro e Luan serão poupados. Thiago Heleno segue se recuperando de uma cirurgia nos dois pés e só volta aos treinos em abril.
XV de Piracicaba: o meia Vinícius Reis, com uma lesão no joelho direito.
Palmeiras: depois de duas semanas de espera e apenas treinando, Hernán Barcos está pronto para estrear com a camisa do Verdão. O objetivo é fazer mais do que os 27 gols marcados pela LDU no ano passado, e para isso ele conta com os cruzamentos precisos de Marcos Assunção e uma boa colaboração do meio-campo.
XV de Piracicaba: André Cunha é o principal jogador do XV neste início de Paulistão. Com a saída repentina de Anaílson, que ficou no clube por apenas duas rodadas, Cunha virou a referência. Começou o campeonato na reserva, mas retomou a posição, é o artilheiro do time, com três gols, e voltou a atuar na ala direita. Embora se considere um meia, o jogador atuou a maior parte da carreira na lateral, como no próprio Palmeiras, em 2005.
.
João Vitor, volante do Palmeiras: “Estamos invictos e é difícil bater a gente, o grupo está fechado. Vamos entrar respeitando o XV, mas querendo os três pontos."
Moisés Egert, técnico do XV de Piracicaba: “Espero que o presente não seja de grego pelos meus 100 jogos. Mas realmente estou confiante. Precisamos manter a concentração durante os 90 minutos e aproveitar as chances que surgirem.”
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* O Palmeiras só perdeu uma vez em 36 jogos como mandante contra o XV de Piracicaba. Foi em 1956, uma derrota por 4 a 2 no Palestra Itália. No mais, foram 29 vitórias alviverdes e seis empates.
* O último confronto pelo Campeonato Paulista foi há 16 anos, em 30 de junho de 1995: empate sem gols em Piracicaba.
* Apesar desse 0 a 0 pelo Paulista, a tendência do confronto indica muitos gols. A média histórica é de 2,9 gols por partida, ou 208 gols em 71 confrontos..
Nem faz tanto tempo. Em 12 de janeiro de 2011, na abertura da temporada passada, Palmeiras e XV empataram por 2 a 2 em amistoso realizado em Piracicaba. Luan e Dinei fizeram os gols alviverdes, enquanto Paulinho e Adilson marcaram para o XV. A partida fez parte da negociação do lateral Bruno Oliveira do clube do interior para o Verdão.